terça-feira, 27 de abril de 2010

Cores parte - III

Depois de uma folga das cores, selecionei mais duas delas pra falar aqui.

A primeira é o Azul, que por muito tempo foi minha cor preferida... Você abria meu armário e só via azul...rsrsrs Gracinhas a parte, esta cor é análoga do preto, fria a ponto de esfriar um ambiente tornando-o hostil a ponto de nos distanciarmos dele quando colocada numa grande superfície, em exagero. Em contrapartida, se usada numa boa proporção pode ser uma aliada quando queremos tomar partido dessa sensação. Isso é muito usado quando queremos “refrescar” o ambiente, numa casa de praia, por exemplo. Não posso me esquecer que o azul tem a qualidade repousante e tranqüilizante.

Assim como o azul que tem qualidades tranqüilizantes, o verde também tranqüiliza além de equilibrar. A mais calma das cores é muito ligada à higiene e á limpeza, por isso é muito encontrada em hospitais, laboratórios e consultórios. Esse poder do verde me levou a pintar uma parede branca da minha sala (quem leu o post anterior sabe do que estou falando) por um verde claro e suave pra dar uma “acalmada” no piso de ladrilho hidráulico vermelho, cinza e branco que tava no chão e eu não poderia trocar. Ponto para o verde... Vou ver se acho uma foto.






segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ladrilhos hidráulicos

Bom, morei 5 maravilhosos anos no Recife e todos esses anos em um apartamento onde o piso era todo em ladrilho hidráulico. Confesso que assim que me mudei odiaaaaaaava já que as tonalidades dele eram bem cansativas... vermelho, cinza cimento e branco. O apartamento era bem antigo e todo dia que eu me sentava no sofá e olhava pro chão imaginava no quer estaria pensando quem teve a “infeliz idéia” de colocar aquele bendito piso escandaloso naquele chão.


Acho que demorei em torno de um ano e meio para me acostumar, até que comecei o curso de Design de Interiores na FBV em Recife, e fui saber que aquele tal piso tem seu valor. Os ladrilhos têm origem nos antigos mosaicos bizantinos (por isso também chamado comumente de mosaico), aproveitando os pequenos pedaços de pedras coloridas, resultantes das ruínas desses mosaicos, para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura. Usados para revestir paredes, aos poucos foram utilizados também para piso.

Aqui no Brasil esse revestimento primeiramente era importado de Portugal, França e Bélgica sendo produzido por aqui no final do século passado. Algumas fábricas existem até hoje.

Já difundido como um produto que alia resistência e beleza, o ladrilho hidráulico tem ganhado espaço no mercado de revestimentos, atingindo uma cliente ávida por produtos com personalidade. Formando tapetes, compondo com outros materiais – madeira, pedras, etc.. – sua infinidade de desenhos e a praticidade na escolha de cores o torna um grande aliado de especificadores na hora de detalhar um projeto especial. O produto atinge também consumidores mais atentos e menos massificados pela mídia das tantas opções do mercado nacional de revestimentos. Uma ótima escolha, sem duvida, de encher os olhos!
(Fotos tiradas do site casa.abril.com.br)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cores - parte II

Bom essa segunda parte é a que mais gosto de falar, a psicologia das cores. É fascinante saber que dependendo da cor que a gente usar num determinado ambiente, podemos causar impressões e sensações distintas como espantar as pessoa ou acolhe-las. Clarice Mancuso, no livro a Arte de viver bem, diz que se uma pessoa trabalha, estuda, produz e vive melhor quando está rodeada de cores apropriadas as suas tarefas e para a sua vida.
Em nenhuma outra época a cor foi tão usada como hoje, devido ao avanço na fabricação de corantes.
Enfim, o vermelho:
É uma cor de bastante atração, extremamente excitante, alegre. O vermelho nos remete ao amor, a paixão, prazer, o ódio. Tem uma capacidade de penetração profunda, chama atenção. Pode ser muito explorado na decoração de festas, interior de lojas, casas comerciais e de espetáculos.... quem nunca foi num teatro e ao entrar se deparou com uma cortina enorme cortina vermelha fechando o palco???? O que vc sente? Uma sensação de euforia e fica doida pra que a peça comece logo....Deve ser usado com restrição em ambientes de refeições onde há pessoas querendo emagrecer.

Amarelo:
É uma cor que tem relação com a luz, claridade, bom humor, ajuda na capacidade de realização e da criatividade. Simboliza a riqueza, usado muito quando se quer chamar a atenção e na acessibilidade. Ótima cor para um escritório e um quarto de brincadeiras.


 
Bom e pra não ficar cansativo e nem repetitivo, coloco em outro post mais cores certo???

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cores - PARTE 1

Passei uns 2 dias pra escrever esse post e ele tá enorme, então resolvi dividir ele em duas partes...Tá grande mas vale a pena ler...
Acho difícil falar de cor, mas ao mesmo tempo é necessário... Um projeto pode ser completamente arruinado se as cores utilizadas não conversarem entre si, ou seja, se não tiver uma harmonia adequada. E isso cabe a cada cliente, a cada ambiente, enfim, a cada projeto...
Poderia ficar horas aqui só digitando e abordando esse assunto e como a finalidade não é essa, apenas vou explanar sobre o impacto e a sensação que cada cor ou combinação de cores pode nos dar.
As cores têm poder de comunicação bem maior do que se imagina. É importante saber trabalhar com a psicodinâmica das cores, para que elas transmitam a imagem e as sensações orientadas no briefing (questionário feito com o cliente antes de começar um projeto). Cada cor transmite informações, sensações e emoções diferentes. Cores quentes (vermelho/laranja) sugerem proximidade enquanto as cores frias (azuis), afastamento... Essa propriedade pode influir na sensação de dimensões de ambientes e objetos.
A cor influi muito na personalidade das pessoas, para cada aspecto de nossa personalidade ou até estado de espírito, temos cores relacionadas. Nelas temos vários tipos de estimulação, por exemplo, cores que agitam, cores que alegram, que ativam, que entristecem, que acalmam.
Em minha opinião, não devemos usar cores muito fortes em quarto de bebê ou onde há pessoas muito agitadas, principalmente se for aplicada numa escala grande como numa parede.

No próximo post falarei de cada cor e a psicologia delas... sensações e talss....

Ps.: Lembrando que a intensão aqui não é dar uma aula de cor, mas sim mostrar sua importancia num projeto...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Premio Idea Brasil

Gentem, assistindo ao programa lar doce lar do Luciano Huck quem foi ao ar ontem(18/04/2010) me deparei com uma torneira que é tudo de bom... e ainda me decepcionei comigo mesma por não estar mais interada no bom design brasileiro.
A estrela que me encantou foi a torneira TWIN, ganhadora do ouro na categoria casa do premio Idea Brasil 2009, desenvolvida pela Designer Ana Lucia de Lima Pontes Orlovitz para Duratex S.A.
Essa torneira é a combinação equilibrada entre torneira e filtro permitindo que a mesma fonte de água sirva para dois propósitos distintos. As duas saídas de água são articuladas e independentes entre si. O suave e gradual controle de abertura e fechamento é unificado. Uma alavanca dotada de um preciso mecanismo cerâmico propicia o movimento com 1/4 de volta. O deslocamento da alavanca para um lado abre a toneira e, para o lado oposto, o filtro. A água é filtrada pelo exclusivo e inovador sistema carbon block, que elimina cheiros, resíduos e cloro, fabricado sob encomenda para o projeto e certificado pelo Inmetro. Tal sistema proporciona alta vazão, mesmo em situações de baixa pressão de água, melhorando o conforto no uso, sem perda de eficiência. O design de linhas puras e retas é de fácil manuseio, tanto para o uso diário como para a troca do refil do filtro, constituindo-se em sinônimo de ergonomia. COMPOSIÇÃO: latão com banho galvânico e acabamento cromado. DIMENSÕES: Altura: 318 mm. Largura: 160 mm. Diâmetro: 45 mm. Peso: 3 kg. PREÇO: R$ 600,00....
Fiquei apaixonada pelo design e com a preocupação de economia.
A prata foi para outra torneira SMARTFAUCET desenhada pela Nó Design para iHouse Tecnologia Ltda.
COM TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL, BASTA OLHAR PARA a torneira para acioná-la na temperatura cadastrada pelo usuário. Diferentes moradores podem acionar a torneira, economizando água, energia e tempo. O misturador de água calibra a quantidade ideal de água fria e quente para atingir a temperatura predefinida. Uma minicâmera permite que seu software reconheça o usuário e suas configurações de temperatura e de intensidade de fluxo de água. COMPOSIÇÃO: latão fundido, painel frontal e tampa de acesso dos componentes eletroeletrônicos em policarbonato. Interface em tela touchscreen e câmera de reconhecimento facial. DIMENSÕES: Altura: 168 mm. Largura: 148 mm. Diâmetro: 95 mm. Peso: 800 g.
Massa né??? Os creditos são para o site http://www.ideabrasil.com.br/ de onde tirei as fotos e as descrições dos produtos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mies van der Rohe (1886-1969)

Com o post "personalidades" vou trazer a história de Arquitetos e/ou Designers que contribuíram ou ainda contribuem para a nossa história... Inaugurando a seção, trouxe Mies van der Rohe que é um arquiteto funcionalista e que contribuiu muito para o design de mobiliário.
Ludwig Mies Van der Rohe foi, provavelmente, um dos mais influentes arquitetos da primeira metade do século 20. É considerado, juntamente com Walter Gropius e Le Corbusier, um dos mestres mundiais da Arquitetura Moderna. Nasceu em Aachen - Alemanha, em 27 de março de 1886. Aos 19 anos, mudou-se para Berlim, onde trabalhou para o arquiteto e designer de mobiliários Bruno Paul e depois para o arquiteto industrial Peter Behrens. Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras. Mies abriu seu próprio escritório em 1912, em Berlim. Com Gropius, criou em 1919, a Bauhaus, em Weimar - Alemanha, com o objetivo de formar, pelo trabalho de equipe, artesãos, escultores, pintores e arquitetos para as tarefas de desenhar e criar novos produtos industriais. Em 1930, assume a direção da escola, nessa época instalada em Berlim, após uma passagem por Dessau, permanecendo no cargo até 1933, quando a escola foi fechada pelos nazistas. Deixou a Alemanha em 1937, partindo para os Estados Unidos e radicando-se em Chicago. Tornou-se, no ano seguinte, diretor do Instituto de Tecnologia de Illinois (cargo em que permaneceu por duas décadas) e acabou criando as bases da moderna cidade de Chicago, construída em aço e vidro, quando projetou, no "International Style", o prédio do Federal Building, que abriga o correio. Criou também prédios para o Instituto de Tecnologia de Illinois. O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético, e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação. O estilo ascético de Van der Rohe era reafirmado pela expressão que costumava utilizar como justificativa do funcionalismo de seus projetos: "less is more", ou "menos é mais". Essa frase tornou-se a essência da arquitetura no meio do século 20. O arquiteto faleceu em Chicago, Illinois, em 17 de agosto de 1969.

Tem alguma poltrona mais atual que a Barcelona????
Pra mim ela é o maior exemplo do funcionalismo de Van der Rohe....

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Inaugurando as postagens...





Para inaugurar o Blog achei uma reportagem bem legal sobre design inusitado.
As dicas são de uma loja on-line a Opulent Items, que vende uma séries de aquários com modelos diferenciados e pra lá de inusitados.Os produtos tem modelos variados, cada um com sua particularidade... desde mesa a pia de lavabo... essa vale conferir!!!! Gostaram????