terça-feira, 4 de maio de 2010

Ecodesign

Com tudo que tem acontecido com o planeta, não podemos fechar os olhos e temos que pensar num meio de consumo que num futuro próximo não afunde ainda mais o meio ambiente. Não digo em radicalização banal que daqui a 2 meses ou 1 ano nos cansemos...  mas um consumo consciente onde todos pesquisem durabilidade de um determinado produto até como ele foi produzido. Custa saber se aquele aparador maravilhoso (por exemplo) foi feito com madeira de reflorestamento??? Acho que não...
E por que não reutilizar, repaginar determinados objetos ou móveis??? Começando nas pequenas coisas, quem sabe consigamos uns aninhos a mais de vida saudável de nossos filhos e netos.
Segue aí várias fotos de idéias super bacanas de ecodesign.
Projetos das designers Lisa Foo e Su Sim, as luminárias são feitas através de restos de garrafas PET. Cada corte, cada dobra, é meticulosamente executado, o que eleva muito o valor estético e contemplativo da peça.
 A cadeira é feita com tubos de papel cartão, que são nada mais nada menos, utilizados como gigantescos rolos de suporte para papel virgem. Ótima reutilização dando origem à cadeira batizada por Conolounge.



Não é de hoje essa preocupação com o meio ambiente. Uma empresa desenvolveu um sistema de construção de telhados verdes feito a partir de material reciclado, apresentando grandes vantagens térmicas, acústicas, economia de energia, e é claro, qualidade de vida.
O sistema é formado por uma telha modular, a Ecotelha®, que é produzida a partir de um substrato rígido composto de concreto leve com agregado de E.V.A. reciclado, fibras e expansores, vegetação específica da família das crassuláceas e substrato nutricional.
As plantas selecionadas para o Ecotelhado® possuem o mecanismo da fotossíntese chamado, metabolismo ácido das crassuláceas, que as faz resistente à seca. Elas fecham os estômatos durante o dia e trocam gases durante a noite de forma a não perder água, fazendo assim um metabolismo mais lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário