domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como usar tapetes na decoração?

Esse post nasceu a pedidos de uma amiga, Ana Cláudia que está morando em Sampa...
Bom, existe uma infinidade de tipos de tapetes... se eu for falar de tipos vou ficar aqui um mês, fazendo pelo menos 1 post por dia dizendo como surgiram, de onde são e tralalá...
A intenção aqui não é essa, mas sim dar dicas de como utiliza-los na nossa casa. Sejam eles persas ou não...
Para que eles servem?
Além de enfeitar sua casa, os tapetes tem o dom de esquentar os ambientes. Costumos dizer que quanto mais acessórios vc dispuser na sua decoração, mais aconchegante sua casa vai ficar... nada contra o minimalismo...rsrsrs
Em espaços grandes com ambientes conectados, ele vai ter a função de delimitar esses ambientes.


Como definir o tamanho do tapete?
Bom, em 1° lugar o tamanho do tapete deve ser proporcional ao ambiente em que ele vais ser inserido.
Num ambiente de estar, o tapete deve ser medido para que a largura mínima seja a mesma do sofá e ele deve entrar pelo menos até a metade abaixo do sofá e acomodar o restante do mobiliário como mesa de centro e poltronas.

Debaixo da mesa de jantar, é importante que o tapete tenha no mínimo 0,70cm de sobra em volta dela. Isso serve para evitar que o pé da cadeira não enganche no tapete na hora de se levantar ou se sentar à mesa.

Ahhhh!!! Não esquecer que para esses espaços os tapetes tem que ser resistentes a lavagens.
Como usar tapetes nos quartos?
Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente - uma opção elegante aos três tapetinhos que antes circundavam o móvel. Nos quartos que o chão é de carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.

Vale lembrar que é sempre bom manter os nossos tapetinhos bem limpinhos, para evitar ateques de alergias nos nossos filhos ou animais de estimação!!!

2 comentários:

  1. Oi, Carol. Agora já posso comprar o tapete sem erros. Valeu! Obrigada!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!!
    Sempre achei tapetes algo muito chique além de aconchegantes!!

    ResponderExcluir