sábado, 23 de abril de 2011

E o frio????

Minha mudança de clima nos últimos 2 anos foi totalmente radical... De Recife, onde o clima é agradável o ano todo, a São Miguel em Santa Catarina que o clima é bem gostoso no verão.... mas no inverno....uuhhhiii
Bom, mas até agora só ouço falar do tal inverno, que pelo que me falaram na cidade é bem rigoroso.... Masss até agora nada!!! rsrsrs Ótimo pra mim que detesto passar frio.
Agora, em se falando de frio... Como nos aqueçer no inverno?????
Ítem presente na maioria das casas por aqui, a Lareira... e por isso o post de hj é dedicado a ela que tanto nos ajuda!!
É importante dizer que se vc quer uma em casa, o ideal é procurar um profissional responsável técnico que lhe oriente num projeto que melhor se encaixe a suas  necessidades.
Aqui falarei das opções existentes no mercado e é lógico, ilustrar para vocês!!!
Existem as lareiras metálicas, que são fabricadas para se adaptar em qualquer lugar, basta vc escolher a sua...
modelo de lareira metálica
Há a opção ecológica que funciona com um bio fluído líquido. Esse líquido é licenciado pra este fim, não produz fumaça, resíduos inalantes e nem cheiro. A emissão de CO2 é baixíssima, menor que o equivalente à nossa respiração.
foto tirada do site ecofire
As lareiras de alvenaria podem ser compradas prontas ou mandar fazer sob medida embutida na parede. Ambas necessitam do auxílio de um profissional para fazer corretamente a canalização da fumaça. E a construção da lareira de alvenaria deve ter o acompanhamento de um arquiteto. O tamanho do equipamento deve ser calculado para que haja eficiência tanto na função de distribuir calor quanto no espaço disponível no ambiente.

E por fim as lareiras a gás, que tem a chama gerada por combustão de gás natural ou GLP.
A lareira pode ser instalada até num cantinho da sala, como neste projeto. O kit a gás é composto de uma espécie de bandeja instalada sobre uma estrutura de tijolos refratários, desenhada pelo decorador paulista Fernando Piva. Na parte superior, o lambri de carvalho arremata a peça. Na base e nos detalhes laterais, usou-se granito preto.



sábado, 9 de abril de 2011

Espelhos...

A pessoa que é vaidosa sempre tem um espelho em casa.
Pra se olhar, maquiar e ver se o look está bom???
Mas será que é só para isso que serve o espelho???
Na decoração, o espelhos tem diversas funções... como ampliar um ambiente reduzido, integrar a sala e/ou um quarto com o exterior da casa, iluminar ambientes com pouca luz natural...e sem contar que dá um toque de sofisticação em qualquer lugar.
Mas e agora??? Como usar???
Seguem por aqui algumas fotos para aguçar a criatividade de vocês...
Bjss e bom final de semana!!!
Varios círculos de tamanhos diferentes.




Espelho no mobiliário.

Em um canto de leitura
De formatos diferentes.

Fotos tiradas da internet, meramente ilustrativas para a postagem.

sábado, 2 de abril de 2011

Iluminação

Confesso que antes de entrar na faculdade também fui acometida por aquela onda que levou metade da população a sair correndo aos supermercados pra comprar as famosas lâmpadas econômicas. Em tempos de economizar, ponto para as tais lâmpadazinhas... Realmente, a economia é boa!!! Mas me pergunto, até onde vale a pena só ter lâmpadas frias em casa???
Um projeto de iluminação bem executado faz um cliente aliar economia e conforto para seu lar. E conforto nesse caso não significa estar dentro de uma casa que a noite você acende a luz da sala para assistir a uma tv e tudo fica parecendo um dia ensolarado, ou precisar se localizar num quarto escuro e acender aquela luz do dia na cara do companheiro(a).
Só para se ter idéia de quão importante é o cálculo luminotécnico para um projeto faço as seguintes perguntas:

  • Já entrou em uma loja e viu um vestido que a cor era a coisa mais linda que já tinha visto na vida e quando chegou em casa não era nada daquilo que você pensava?
  • Já foi no salão fazer uma maquiagem para ser madrinha de um casamento, quando o(a) maquiador(a) acabou  vc acho que estava abafando e quando olha as fotos se acha uma bruxa???? rsrsrsrs
  • Já foi numa loja de bichos de pelúcia ou de roupas de cama onde lá no fundo estão as mega liquidações e quando vc olha bem de pertinho os produtos estão com as cores desbotadas????
Não vou me estender mais, mas dá pra entender a importância de um projeto luminotécnico aliado a uma boa  solução de design para o seu ambinte, seja ele residencial ou comercial???


A última foto foi uma proposta minha para um projeto de um estar na Capitanias dos Portos em Recife-PE.

domingo, 20 de março de 2011

Você é seu cartão de visitas, sua casa é seu cartão de visitas....

O post de hoje tá meio auto-ajuda ...rsrsrs mas vamos lá!!!
No meu cartão de visitas escrevi a seguinte frase: "A sua casa é o seu cartão de visitas". E notei pela expressão das pessoas que liam o cartão na minha frente um certo impacto, surpresa ou sei lá o que... Queria saber a novidade nisso!!!
Faço essa pergunta a todos vocês, qual é a impressão que deseja passar para seus amigos e parentes quando eles chegam a sua casa? E você comerciante ou dono de um escritório... Qual é a sensação que deseja passar ao seu cliente quando ele chega ao seu estabelecimento?
Nos tempos de hoje temos que pensar sim na impressão que queremos passar aos outros, não só profissionalmente mas também na vida pessoal. Pois tenho certeza que um dentista que não cuide dos próprios dentes também não deve conseguir captar muitos pacientes para o seu consultório, que uma cabeleireira que vá trabalhar com os cabelos todos desalinhados e a coloração manchada não consiga muitos clientes para aquele dia ou que uma nutricionista acima do peso não faça muito sucesso entre suas pacientes. Bom, os exemplos são muitos... um professor na faculdade dizia sempre que nós Designers de Interiores deveríamos estar sempre com o visual em dia até para ir ao mercadinho da esquina, pois se nos deparássemos com algum cliente em potencial todas desgrenhadas poderíamos provocá-las tal pensamento: Será para essa pessoa que entregarei minhas economias para arrumar minha casa????? Alexandre (meu querido professor) nos disse em aula que somos na rua o prolongamento de nossas profissões, mesmo nos dias de folga.
Agradeço a ele todos esses esclarecimentos, já que passei a perceber que mesmo que a gente não queira aparência conta sim e muito... E por isso acordo todo dia, pulo para o espelho, cuido do meu rosto e cabelo, não uso mais roupas largadas em casa e quando vou dormir sempre passo pela casa e cato os brinquedos que as crianças deixaram espalhados.
Não há nada melhor que ver a nossa casa organizada, nossa vida organizada, nosso visual em dia e as pessoas admiradas com você. Façam isso e vejam como vão se sentir bem!!!!


Bom domingo!!!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dica de leitura

                                       Aos amigos designers e interessados no assunto indico um livro bem bacana.
O design do designer de Ligia Fascioni, Ed. Ciência Moderna. O livro é muito agradável e de fácil compreenção... Com certeza ficaria muito feliz em te-lo lido na faculdade, mas nunca é tarde.... então fica a dica!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Serviços

Carol Ribeiro, Design de Interiores, oferece alguns serviços diferenciados. Basta o cliente resolver qual deles melhor se adéqua as suas necessidades e ao seu bolso.
Consultorias, projetos completos de reforma, personal design.


1. Consultoria:

Visita ao local para esclarecimento de dúvidas.
2. Projetos completos de reformas:

Projetos luminotécnicos, paginação de piso, escolha de mobiliário, detalhamento de móveis, acompanhamento de obra, acessória nas escolhas e compras, detalhamento de gesso, especificações de materiais e cores.
Otimização de espaços e soluções eficazes.

3. Personal Design:

Acessoria personalizada visando renovar e atualizar com agilidade a decoração de seu ambiente.
Não contempla material impresso.
Consiste em saídas para assessoramento na aquisição de mobiliário, revestimentos de parede, reformas de estofados, objetos de adornos, lustres, tapetes, cortinas e afins.
Preço tabelado por ambientes e mais acessível.

Serviços disponíveis para ambientes residenciais, comerciais, escritórios e condomínios.


O que é o Design de interiores?
"É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis." Texto tirado do Wikpédia para esclarecimentos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como usar tapetes na decoração?

Esse post nasceu a pedidos de uma amiga, Ana Cláudia que está morando em Sampa...
Bom, existe uma infinidade de tipos de tapetes... se eu for falar de tipos vou ficar aqui um mês, fazendo pelo menos 1 post por dia dizendo como surgiram, de onde são e tralalá...
A intenção aqui não é essa, mas sim dar dicas de como utiliza-los na nossa casa. Sejam eles persas ou não...
Para que eles servem?
Além de enfeitar sua casa, os tapetes tem o dom de esquentar os ambientes. Costumos dizer que quanto mais acessórios vc dispuser na sua decoração, mais aconchegante sua casa vai ficar... nada contra o minimalismo...rsrsrs
Em espaços grandes com ambientes conectados, ele vai ter a função de delimitar esses ambientes.


Como definir o tamanho do tapete?
Bom, em 1° lugar o tamanho do tapete deve ser proporcional ao ambiente em que ele vais ser inserido.
Num ambiente de estar, o tapete deve ser medido para que a largura mínima seja a mesma do sofá e ele deve entrar pelo menos até a metade abaixo do sofá e acomodar o restante do mobiliário como mesa de centro e poltronas.

Debaixo da mesa de jantar, é importante que o tapete tenha no mínimo 0,70cm de sobra em volta dela. Isso serve para evitar que o pé da cadeira não enganche no tapete na hora de se levantar ou se sentar à mesa.

Ahhhh!!! Não esquecer que para esses espaços os tapetes tem que ser resistentes a lavagens.
Como usar tapetes nos quartos?
Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente - uma opção elegante aos três tapetinhos que antes circundavam o móvel. Nos quartos que o chão é de carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.

Vale lembrar que é sempre bom manter os nossos tapetinhos bem limpinhos, para evitar ateques de alergias nos nossos filhos ou animais de estimação!!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como arrumar a cama

Qual é o lugar da casa que todo mundo passa o maior tempo de sua vida????
Qual é o lugar da casa que EEEEUUUUU mais gosto de ficar????
A resposta para essas duas perguntas é bem simples, o quarto.
Por ser um ambiente mais íntimo e dificilmente receber "visitas" as pessoas acabam deixando a decoração do quarto por último ou relaxando um pouco na decoração e arrumação.
Mas eu digo: Genteeemmm se é o lugar que a gente passa mais tempo, por que não ser o lugar a dedicar mais carinho na hora de arrumar??? Hein????
´No quarto o móvel de destaque é a CAMA, é nela que dormimos e tiramos o estresse do dia a dia e nada melhor do que fazer um post super dedicado a ela....
Quando a gente fala em cama gostosa o que vêm a sua mente??? Seria algo assim???
Ou seria as camas das revistas, novelas ou de algum hotel que  vc já visitou em uma viagem inesquecível??
Então vamos as dicas:

  1. Um detalhe que eu acho importante é investir num bom lençol macio e de toque gostoso, já que é nele que vc vai encostar sua pele;
  2. Ah e de preferencia que ele seja de uma cor só, pelo amor de D... o que adianta vc tem um monte de lençol florido, cada um com uma estampa diferente e q na hora de compor uma cama nada vai combinar com nada. Por isso hj só compro lençóis beges e brancos;
  3. Um detalhe cruscial e que dá um toque super especial é a saia da cama, ela tampa os pés da cama ficando muito bonito;
  4. Edredons e colchas que combinam entre si podem ser o toque colorido e estampado, assim como as capas de travesseiros e almofadas;

     Não dá vontade de pular e dormir????
As vezes nem precisa gastar caro numa cama, mas investir nos acessórios!!!


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Transparência, leveza e resistência.

Blog de cara nova para 2011!!! É sempre bom dar uma mudada.... espero que tenha gostado!!!
O post é sobre algo que tenho visto bastante nas últimas mostras e tem sido um forte apelo ao ar contemporâneo aos ambientes. ACRÍLICO!!!
Sim, móveis em acrílico. Por que não???
Traz leveza aos amibientes, transparência e muita sofisticação...
Pra quem não sabe, o POLI METIL METACRILATO (mais fácil acrílico..... rsrsrs) é o material plástico transparente mais resistentes as intérperes.... víu??? não vai rachar e nem nem amarelar que nem aquelas cadeirinhas baratinhas de varanda que vendem por aí, pois resiste bem ação solar e da chuva...
Ficou popular no início da decada de 50 e começo dos anos 60, quando Erwine e Estelle Laverne criaram em 1.957 a cadeira Champanhe e em 1968 David Colwell criou a Cantar. O acrílico junto com a laca branca e o aço escovado, nos anos 70 causaram frisson, revolucionando definitivamente o universo da decoração. E como eu costumo dizer que toda moda bacana que a gente veste volta, a que a gente usa em casa também volta.... repaginada mais volta!!!


A linda Gisele numa bubble chair transparente.


Ahhh!! Dá pra substituir tampos de mesa tbm...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jardinagem e paisagismo...

Confesso que na faculdade a matéria de paisagismo não era a que mais me atraía, achava as vezes um horror ter que calcular determinados terrenos com area verde  de acordo com as legislações e tals...
Mas na bem da verdade, os tempos de hoje exigem isso... senão o que vão arrancar de arvore por aí...
Agora vamos ter que concordar que não há nada como passar em frente a uma casa e ter um belo jardim ali, que se ve foi feito com carinho e bem planejado.
Hoje estou morando em uma cidade no Oeste de Santa Catarina, chamada São Miguel do Oeste. E o que se vê por aqui é uma cidade muito arborizada e com casas de jardins bem feitos... e em homenagem a minha nova morada vou colocar umas diquinhas aqui, só não mostro minha hortinha pq ainda não terminei.... rsrsrs







Os apartamentos não ficam de fora!!! E tem mais, não posso me esquecer dos jardins verticais e quadros vivos, aí é só conferir as postagens mais antigas que tem um post sobre eles lá...
Bjss

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ano Novo vida nova!!!

Pra mim essa frase não está nem um pouco no sentido figurado...
Realmente foi Ano Novo, vida nova.... CIDADE nova, CASA nova e muito mais...
Para quem não sabe, me mudei do Rio de Janeiro para o oeste de Santa Catarina e fiquei bastante tempo me organizando com mudança, escola nova para os fihos e tals. Por isso o grande vazio nas postagens.
Internet???? Ahhh, isso só consegui agora... rsrsrs
Mas com tudo no seu devido lugar vamos nos preparar porque as "diquinhas" e as atualidades no design e na decoração da nossa casa não pode parar.
Bom, como agora saí do estágio apartamento para casa o primeiro post do ano será sobre jardins.... AGUARDEM!!!!!!