quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cores - PARTE 1

Passei uns 2 dias pra escrever esse post e ele tá enorme, então resolvi dividir ele em duas partes...Tá grande mas vale a pena ler...
Acho difícil falar de cor, mas ao mesmo tempo é necessário... Um projeto pode ser completamente arruinado se as cores utilizadas não conversarem entre si, ou seja, se não tiver uma harmonia adequada. E isso cabe a cada cliente, a cada ambiente, enfim, a cada projeto...
Poderia ficar horas aqui só digitando e abordando esse assunto e como a finalidade não é essa, apenas vou explanar sobre o impacto e a sensação que cada cor ou combinação de cores pode nos dar.
As cores têm poder de comunicação bem maior do que se imagina. É importante saber trabalhar com a psicodinâmica das cores, para que elas transmitam a imagem e as sensações orientadas no briefing (questionário feito com o cliente antes de começar um projeto). Cada cor transmite informações, sensações e emoções diferentes. Cores quentes (vermelho/laranja) sugerem proximidade enquanto as cores frias (azuis), afastamento... Essa propriedade pode influir na sensação de dimensões de ambientes e objetos.
A cor influi muito na personalidade das pessoas, para cada aspecto de nossa personalidade ou até estado de espírito, temos cores relacionadas. Nelas temos vários tipos de estimulação, por exemplo, cores que agitam, cores que alegram, que ativam, que entristecem, que acalmam.
Em minha opinião, não devemos usar cores muito fortes em quarto de bebê ou onde há pessoas muito agitadas, principalmente se for aplicada numa escala grande como numa parede.

No próximo post falarei de cada cor e a psicologia delas... sensações e talss....

Ps.: Lembrando que a intensão aqui não é dar uma aula de cor, mas sim mostrar sua importancia num projeto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário