segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ladrilhos hidráulicos

Bom, morei 5 maravilhosos anos no Recife e todos esses anos em um apartamento onde o piso era todo em ladrilho hidráulico. Confesso que assim que me mudei odiaaaaaaava já que as tonalidades dele eram bem cansativas... vermelho, cinza cimento e branco. O apartamento era bem antigo e todo dia que eu me sentava no sofá e olhava pro chão imaginava no quer estaria pensando quem teve a “infeliz idéia” de colocar aquele bendito piso escandaloso naquele chão.


Acho que demorei em torno de um ano e meio para me acostumar, até que comecei o curso de Design de Interiores na FBV em Recife, e fui saber que aquele tal piso tem seu valor. Os ladrilhos têm origem nos antigos mosaicos bizantinos (por isso também chamado comumente de mosaico), aproveitando os pequenos pedaços de pedras coloridas, resultantes das ruínas desses mosaicos, para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura. Usados para revestir paredes, aos poucos foram utilizados também para piso.

Aqui no Brasil esse revestimento primeiramente era importado de Portugal, França e Bélgica sendo produzido por aqui no final do século passado. Algumas fábricas existem até hoje.

Já difundido como um produto que alia resistência e beleza, o ladrilho hidráulico tem ganhado espaço no mercado de revestimentos, atingindo uma cliente ávida por produtos com personalidade. Formando tapetes, compondo com outros materiais – madeira, pedras, etc.. – sua infinidade de desenhos e a praticidade na escolha de cores o torna um grande aliado de especificadores na hora de detalhar um projeto especial. O produto atinge também consumidores mais atentos e menos massificados pela mídia das tantas opções do mercado nacional de revestimentos. Uma ótima escolha, sem duvida, de encher os olhos!
(Fotos tiradas do site casa.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário