sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mies van der Rohe (1886-1969)

Com o post "personalidades" vou trazer a história de Arquitetos e/ou Designers que contribuíram ou ainda contribuem para a nossa história... Inaugurando a seção, trouxe Mies van der Rohe que é um arquiteto funcionalista e que contribuiu muito para o design de mobiliário.
Ludwig Mies Van der Rohe foi, provavelmente, um dos mais influentes arquitetos da primeira metade do século 20. É considerado, juntamente com Walter Gropius e Le Corbusier, um dos mestres mundiais da Arquitetura Moderna. Nasceu em Aachen - Alemanha, em 27 de março de 1886. Aos 19 anos, mudou-se para Berlim, onde trabalhou para o arquiteto e designer de mobiliários Bruno Paul e depois para o arquiteto industrial Peter Behrens. Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras. Mies abriu seu próprio escritório em 1912, em Berlim. Com Gropius, criou em 1919, a Bauhaus, em Weimar - Alemanha, com o objetivo de formar, pelo trabalho de equipe, artesãos, escultores, pintores e arquitetos para as tarefas de desenhar e criar novos produtos industriais. Em 1930, assume a direção da escola, nessa época instalada em Berlim, após uma passagem por Dessau, permanecendo no cargo até 1933, quando a escola foi fechada pelos nazistas. Deixou a Alemanha em 1937, partindo para os Estados Unidos e radicando-se em Chicago. Tornou-se, no ano seguinte, diretor do Instituto de Tecnologia de Illinois (cargo em que permaneceu por duas décadas) e acabou criando as bases da moderna cidade de Chicago, construída em aço e vidro, quando projetou, no "International Style", o prédio do Federal Building, que abriga o correio. Criou também prédios para o Instituto de Tecnologia de Illinois. O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético, e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação. O estilo ascético de Van der Rohe era reafirmado pela expressão que costumava utilizar como justificativa do funcionalismo de seus projetos: "less is more", ou "menos é mais". Essa frase tornou-se a essência da arquitetura no meio do século 20. O arquiteto faleceu em Chicago, Illinois, em 17 de agosto de 1969.

Tem alguma poltrona mais atual que a Barcelona????
Pra mim ela é o maior exemplo do funcionalismo de Van der Rohe....

Um comentário:

  1. Carol, super legal a sua iniciativa de fazer um blog, principalmente pq ainda tem mta gente q n entende o nós designers fazemos, seja produto, gráfico ou interiores!
    Serei sua leitura assídua!
    Bjocas,

    Sara

    ResponderExcluir